Passo a passo para fazer um TCC

Chegando ao final do ano letivo ou do semestre na faculdade, muitos estudantes começam a suar frio porque finalmente se lembram de que não sabem fazer um TCC. Não se assuste se você está no mesmo barco porque neste artigo vou mostrar como fazer um TCC passo a passo e ainda mostrarei quais os conteúdos necessários para montar seu trabalho de conclusão de curso corretamente e e tirar uma boa nota.

Está com dúvida de como fazer o TCC?

Este artigo foi escrito porque recebo em meus projetos de Língua Portuguesa diversos comentários e mensagens na caixa de contato afirmando que estão desesperados porque não fazem ideia de por onde começar a fazer um trabalho de conclusão de curso. É para estes que o artigo é destinado porque muitos universitários estão na época de elaborar o seu trabalho. Aqui não falamos apenas sobre TCC, mas tratamos de diversos assuntos relacionados ao tema.

Como eu disse, abaixo você verá como fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso e, por isso, pode ficar mais tranquilo. Você não precisará passar noites em claro nem perder finais de semana com amigos debruçado nos livros e pesquisando na internet.

A Importância de como fazer o TCC

Todos nós sabemos que ao terminar um curso antes de pegarmos o tão desejado diploma devemos realizar um grande desafio que é elaborar um TCC de qualidade e digno de elogios da banca avaliadora. O grande problema é que a maioria dos alunos não tem conhecimento sobre como se faz uma pesquisa científica e muito menos. Os universitários, embora há muito tempo na faculdade, não sabem escolher um assunto, não tem ideia de como escolher um orientador muito menos como elaborar um TCC.

Isso é comum!

Há uma importância muito grande em fazer bem um TCC porque ele mostra que você é um estudante amadurecido e que é curioso a ponto de propor um trabalho que consiga fazer seguindo as regras da ABNT. Além disso, mostra a perseverança visto que é um dos últimos trabalhos oficiais da faculdade.

Como fazer o TCC

A maior dificuldade dos alunos ao fazer um TCC é a falta de planejamento! Por mais que os professores mostrem em sala de aula, mandem links e até mesmo deixem no xerox como fazer um TCC em cópias de livros, os alunos mal sabem o que fazer com aquelas informações.

Muitos erram nessa hora crucial!

Talvez você até esteja neste ponto do seu curso. Talvez você não saiba que para poder elaborar e produzir este conteúdo, sim, deste artigo que você está lendo, foi preciso fazer todo um planejamento. Você deve saber que nem de longe o planejamento que fiz para este artigo é o que você fará para concluir seu TCC, mas é preciso parar pensar e planejar seu Trabalho antes de qualquer coisa.

A falta de critérios a serem seguidos fará, em primeiro lugar, você perder muito tempo. Refazer um trabalho, colocar forças onde não era preciso, tudo isso acaba por minar suas forças numa época de muita pressão, principalmente se você não tem tempo de fazer seu TCC.

 

A Solução de Como Fazer Seu TCC

Como já disse, o primeiro passo para fazer bem seu TCC é o planejamento. Se o maior e primeiro problema é esse, vamos Planejar e Estruturar seu TCC.

Você deve estar se perguntando como funciona e como fazer um TCC de forma organizada. Para ficar fácil de entender e de replicá-lo, vou te mostrar em 5 passos simples como você poderá planejar e estruturar o seu Trabalho de Conclusão de Curso da forma correta. Logo abaixo irei mostrar uma estrutura básica de um TCC e a seguir uma dica que vai salvar sua vida!

Pronto?

Estrutura básica de um TCC

→ Pré Textuais

  • Capa
  • Folha de rosto
  • Folha de aprovação
  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Epígrafe
  • Resumo
  • Sumário
  • Lista de ilustrações
  • Listas de abreviaturas e siglas
  • Listas de notações

→ Textuais

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Estudo de Caso
  • Conclusão ou Considerações finais

→ Pós Textuais

  • Bibliografias (referências) – Muito importantes

Por último, quero te dizer que existem sim, caminhos mais curtos para fazer seu TCC. Eu disse curtos, mas não milagrosos. é preciso empenho e de forma alguma estimulo você a copiar trabalhos de terceiros ou pagar para que façam para você isso pode acabar mal. Por outro lado, eu disse que existem ferramentas que auxiliam a fazer um ótimo TCC e a melhor ferramenta para fazer um TCC é o curso TCC sem Drama. Clique neste link e veja uma explicação completa sobre o curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *