Segredos da Redação Perfeita do Enem

Escrever bem uma redação dissertativa é, nos últimos anos, uma habilidade que todo candidato a uma vaga na faculdade deve ter e, por isso, busca-se na internet quais os Segredos Da Redação Perfeita. Isso porque ela se tornou um ponto de diferença entre os candidatos já que nas outras áreas do conhecimento estão muito nivelados. Por este motivo, muitos cursinhos passaram a dedicar mais horas de estudo a isso e na internet surgiram muitos cursos online prometendo a tão desejada nota 1000. Mas isso parece ser mais difícil do que muitos imaginariam.
Em meio a tantos cursos de redação que vejo surgirem na internet, o Português Pra Passar é o que mais me surpreendeu. Tenho pra mim que nada é tão simples e transformador quanto este curso já que ele consegue, mesmo aqueles que nunca conseguiram escrever corretamente um texto dissertativo, conseguirem tirar notas altas e que ajuda muito na classificação por uma vaga numa faculdade pública ou mesmo nos vestibulares de outras instituições particulares. Por isso mesmo decidi parar um pouco minhas atividades de professor de Produção de Texto para escrever isso aqui para vocês.

A redação é o fiel da balança

Esta expressão, fiel da balança se referia, no passado, ao prato que usava-se numa balança para mostrar o equilíbrio e passar confiança de que a pessoa estava realmente levando o peso pelo qual estava pagando. Procure depois a explicação completa. Mas adiantando-me, a expressão passou a se relacionar também a pessoas com o poder de influenciar de forma decisiva o resultado de uma disputa. Como eu já disse e você deve ter percebido, numa disputa por uma vaga na faculdade, a redação passou a ser a grande influenciadora no resultado.

Como escrever uma redação dissertativa

Você verá abaixo um esquema para montar a redação dissertativa que estou usando com meus alunos em sala de aula. É bastante simples e pode ser aplicado em qualquer tema. Confira.

 

Segredos Da Redação Enem login, 2018, é confiavel, vale a pena, pdf, aluno, reclame aqui, é confiavel yahoo

 

No modelo acima você vê quais as partes realmente importantes na construção de um texto dissertativo.  mas talvez você olhe para as expressões, até mesmo já tenha visto isso em sala de aula, mas não entende muito bem como é que vai preencher cada um desses espaços. Nesse caso, indico para você o Português Pra Passar e o ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem.

Segredos Da Redação Perfeita Missão Enem É Bom Funciona Segredos do Enem Lucas Marques

 

Dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto. Em geral, para se obter maior clareza na exposição de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matéria em três partes:

  • introdução – em que se apresenta a ideia ou ponto de vista que será defendido;
  • desenvolvimento ou argumentação – em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.
  • conclusão – em que se dá um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

O ponto de vista na dissertação

Afirmamos anteriormente que os textos argumentativos/dissertativos caracterizam-se pela defesa de uma tese, de um ponto de vista.

Ponto de vista é o ângulo pelo qual alguém considera um assunto, a maneira pela qual aborda o tema, relata um fato, descreve algo. Como você pode notar por essa definição, a presença do ponto de vista não é característica exclusiva de textos argumentativos. Textos narrativos e descritivos também o apresentam. A diferença é que em textos argumentativos o ponto de vista vem sempre explicitado.

Num texto argumentativo sobre, por exemplo, a restrição à propaganda de cigarros ou de bebidas alcoólicas, podemos nos posicionar contrariamente a ela ou a favor dela, ou seja, nossa argumentação partirá de um ponto de vista que temos formado sobre o tema, que poderá ser abordado de vários ângulos: o político, o econômico, o social, o jurídico, o da saúde pública.

É importante assinalar que a explicitação de um ponto de vista é decorrente da compreensão que temos do assunto, e esta é construída a partir de nossa vivência em sociedade, de experiências, informações, enfim, de nossa “leitura” de mundo. Em outras palavras: o ponto de vista não é algo que se forma independentemente das condições sociais, econômicas, culturais que nos cercam. Na verdade, ele se constitui a partir dessas condições. Isso explica por que as pessoas têm pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema.

Uma última e importante observação: na produção de textos escolares, inclusive em exames, o que é avaliado nos textos argumentativos/dissertativos não é o ponto de vista defendido, mas a coerência argumentativa (além, é claro, de itens como coesão textual, adequação ao tema proposto e correção gramatical). Por isso, não tenha receio de se expor, mesmo sabendo que seu ponto de vista não coincide com o de seu (sua) professor(a) ou com o do examinador. Em outras palavras: o que não se pode fazer em textos desse tipo é “ficar em cima do muro”.

Quer ajuda para fazer seu texto dissertativo agora mesmo? CLIQUE AQUI!

Planejando a dissertação

Quando queremos ir a algum lugar a que nunca fomos, costumamos, mesmo que só mentalmente, estabelecer um roteiro. Se optarmos por ir de ônibus, procuraremos saber que linha tomar, em que ponto descer etc. Se resolvermos ir de automóvel, não será diferente.

Sem esse roteiro prévio, corremos o risco de ficar rodando à toa e não chegar ao destino e, caso tenhamos a sorte de chegar, teremos perdido muito tempo nessa tarefa.

A elaboração de um texto, principalmente dissertativo-argumentativo, não é diferente: se não tivermos um plano ou um roteiro previamente preparados, correremos o risco de ficar dando voltas em torno do tema, sem chegar a lugar algum. Por isso, antes de escrever seu texto é preciso planejá-lo bem, procurando elaborar um esquema.

O esquema-padrão da dissertação

Inicialmente, é preciso não confundir esquema com rascunho.

É importante atentar para um fato: cada texto dissertativo-argumentativo, dependendo do tema e da argumentação, pede um esquema. Um texto argumentativo subjetivo, por exemplo, permite a quem vai redigi-lo utilizar certos recursos que seriam descabidos num texto argumentativo objetivo.

Esquema, portanto, é um guia no qual colocamos, em frases sucintas (ou mesmo em simples palavras), o roteiro a ser seguido para a elaboração do texto. No rascunho, damos forma ao texto; é nessa etapa que começamos a desenvolver as ideias do esquema.

Por ser o esquema um roteiro a ser seguido, convém dividi-lo nas partes de que se compõe o texto. Se vamos escrever uma dissertação, o esquema já deverá apresentar as três partes de que se compõe: introdução, desenvolvimento e conclusão, que, no esquema, podem vir representadas pelas letras a, b e c, respectivamente.

A letra a, você deverá colocar a tese que vai defender; na letra b, palavras que resumam os argumentos que você apresentará para sustentar a tese e, na letra c, uma palavra que represente a conclusão a ser dada.

Ao elaborar o esquema do desenvolvimento, é comum surgirem inúmeras ideias. Registre-as todas, mesmo que você não as utilize de imediato. Essas ideias normalmente vêm de forma caótica; por isso, mais tarde é preciso ordená-las, selecionando-as por ordem de importância. A esse processo dá-se o nome de hierarquização de ideias.

Modelo de redação dissertativa

Abaixo coloco um dos modelos de que mais gosto e que uso nas minhas aulas.

O Segredos da Redação Perfeita é bom?

O Segredos da Redação Perfeita é o livro eletrônico específico de redação do curso Português Pra Passar. Este é um projeto do professor Rogério Souza e tem o objetivo de ajudar estudantes com dificuldade em escrever textos que realmente sejam bons e bem avaliados. A proposta do curso, embora ambiciosa, é de em poucas semanas preparar qualquer pessoa para fazer uma redação dissertativa que seja avaliada em 800-1000 pontos. Isso é plenamente possível já que o livro traz uma parte teórica, mas é, quase todo prático e com exercícios ao final de cada capítulo.

Segredos Da Redação Perfeita Missão Enem É Bom Funciona Segredos do Enem Lucas Marques

 

Tenho visto estudantes usando as técnicas em minhas aulas de Produção de Textos e os resultados têm sido bastante satisfatórios… mesmo entre os que não gostam muito de escrever. O material tem uma linguagem muito acessível ao estudante e é fácil de ser trabalhado pelo professor.

Segredos Da Redação Perfeita Missão Enem É Bom Funciona Segredos do Enem Lucas Marques

 

Depoimentos sobre o Português Pra Passar

Eu já falei tudo que acho sobre o Português Pra Passar nesta página e também como ele tem me ajudado na escola melhorando minhas aulas práticas com os alunos de Ensino Médio, mas quero registrar alguns depoimentos que os próprios alunos  e também alguns professores que usam no preparo de seus alunos para o vestibular e o Enem deixam nas redes sociais e que comprovam como é que o Segredos da Redação Perfeita funciona. Muitos outros eu poderia colocar e você pode vê-los na própria página do curso se quiser ou simplesmente rolar a página aí e ler embaixo.

Segredos Da Redação Enem login, 2018, é confiavel, vale a pena, pdf, aluno, reclame aqui, é confiavel yahoo

 

Segredos Da Redação Perfeita Missão Enem É Bom Funciona Segredos do Enem Lucas Marques

 

 

Como Comprar o Missão Enem

O livro eletrônico Segredos da Redação Perfeita é parte integral do curso Português Pra Passar. Além disso, você ainda receberá mais alguns bônus que podem ser vistos em detalhes na página do professor Rogério Souza, a criador do curso. Quanto ao preço, apenas para os leitores aqui no site temos um desconto dado pelo próprio professor. Segundo ele, nos meses que antecedem o Enem, o valor do curso será de 147 reais. Agora, porém, veja na imagem abaixo quanto você vai investir:

Segredos Da Redação Enem login, 2018, é confiavel, vale a pena, pdf, aluno, reclame aqui, é confiavel yahoo

 

Segredos Da Redação Perfeita Missão Enem É Bom Funciona Segredos do Enem Lucas Marques

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *