Como decorar a casa com vasos decorativos

Se você chegou aqui é porque está procurando ideias para decorar sua casa com vasos dos mais diversos tipos. Bem, usar vasos decorativos é uma alternativa muito legal. Saiba como usar e veja ideias com fotos em nosso artigo.

 

Ideias simples para decorar a casa com vasos

Os vasos decorativos são um daqueles elementos indispensáveis e que toda casa merece ter um. Tradicionais na decoração de interiores, os vasos podem entrar no ambiente de diferentes formas e nos mais variados formatos, materiais, cores e tamanhos.

O fato é que sempre vai existir um vaso que se encaixa perfeitamente com a sua proposta de decoração. Mas é justamente aí que mora o problema. A simples decisão de escolher um vaso se torna algo extremamente complicado diante de tantas possibilidades.

E pergunta que fica é como escolher o vaso decorativo ideal? O post de hoje vai responder essa pergunta trazendo dicas e apontando sugestões de como usá-lo nos mais diferentes ambientes. Explore esse assunto com a gente:

Vasos decorativos: o que são, como usar e como escolher

É importante saber que os vasos decorativos não existem apenas para abrigar plantas e flores, apesar desse ser o uso mais tradicional. Historicamente, os vasos estão presentes na decoração de interiores desde a Grécia antiga. A partir do século XVII eles passaram a ser usados no interior dos grandes salões. E, hoje em dia, como você bem sabe, os vasos decorativos estão por todos os lados esbanjando charme e elegância.

Mas afinal o que colocar dentro de um vaso decorativo? Tudo vai depender do modelo de vaso que você escolher. Alguns podem receber apenas algumas flores ou folhas de corte, outros já conseguem abrigar arranjos mais volumosos, enquanto outros podem simplesmente permanecer vazios, que também não tem problema nenhum. Confira nos tópicos abaixo as principais dicas para acertar na escolha do vaso dependendo do uso que se espera fazer dele:

Tamanho e proporção dos vasos decorativos

O tamanho do vaso é importante tanto do ponto de vista estético, quanto do ponto de vista funcional, no caso dele abrigar uma planta. Se você pretende deixar o vaso decorativo vazio o tamanho dele deve ser pensando em relação ao ambiente, de modo que seja proporcional ao espaço. Resumindo: cômodo grande sustenta vasos grandes, já ambientes pequenos ficam mais harmoniosos com vasos também pequenos.

Geralmente vasos vazios são utilizados sobre aparadores, racks e mesas de centro, mas dependendo do modelo ainda é possível coloca-lo no chão. Existe a possibilidade de formar conjunto de três vasos, por exemplo, e mantê-los agrupados no mesmo espaço.

Já se a intenção for usar um vaso com flores de corte ele precisa ser coerente no tamanho em relação ao ambiente e as flores em seu interior. Flores muito grandes ou arranjos volumosos pedem vasos na mesma proporção e vice versa.

Finalmente, se você tem a intenção de usar um vaso decorativo para o plantio de alguma espécie precisa se atentar para o espaço necessário ao desenvolvimento da planta.

Nem pense em colocar uma planta de grande porte em um vaso pequeno, pois ela terá o crescimento afetado. Já plantas pequenas em vasos grandes fica esteticamente desarmonioso.

Lembre-se que as plantas sempre são as protagonistas e não o vaso, por isso, a dica aqui é: primeiro escolha a planta para depois escolher o vaso.

Cores em harmonia dos vasos decorativos

As cores do vaso devem ser pensadas em relação as demais cores do ambiente. Aqui você tem duas opções: seguir a mesma paleta de tons da decoração para o vaso ou optar por usar o vaso como um elemento de destaque e escolher uma cor vibrante e chamativa para ele. As duas soluções são bem vindas.

Formatos dos vasos decorativos

Quadrados, redondos, retangulares e por aí vai. Existem diversas opções de formatos de vasos e a escolha depende do seu gosto pessoal, do uso que fará dele e do estilo de decoração da casa.

Os vasos redondos são uma boa pedida para decorações de estilo romântico e delicado. Já os vasos quadrados e de linhas retas podem ser usados com sucesso em decorações modernas, minimalistas e industrial. As decorações clássicas, neutras e sóbrias se beneficiam tanto de vasos quadrados, quanto de vasos redondos.

Agora se a proposta é criar uma decor arrojada, jovem e informal aposte em vasos de formatos assimétricos.

Contudo, em todos esses casos é importante observar primeiro se o tipo de planta a ser colocada no vaso se adapta ao formato escolhido. Para os outros tipos de uso, o formato é indiferente.

Material dos vasos decorativos

Os materiais dos vasos decorativos também variam. Há opções de cerâmica, madeira, cimento, metal, vidro, inox, plástico e etc. A opção entre um e outro deve ser feita dependendo do uso do vaso e do local onde ele ficará exposto.

Ambientes internos aceitam bem qualquer tipo de vaso. Já para áreas externas prefira os modelos mais resistentes e fáceis de limpar como o de madeira, cerâmica e cimento.

Para locais úmidos, como banheiro e cozinha, os vasos mais recomendados são os não porosos, por não absorverem umidade, gordura e outras sujeiras.

Se for usar o vaso decorativo para plantar verifique primeiro as necessidades da planta. Os vasos de cerâmica tendem a competir água com a planta, portanto não são indicados para espécies que precisam de mais água, por exemplo.

Vasos decorativos versus cachepot

E, por fim, não confunda vaso com cachepot. Vasos são objetos feitos para receber plantas, na terra, na água, enfim. Já os cachepots servem apenas como uma “capa” do vaso principal. Eles não foram feitos para o plantio, justamente por não possuírem sistema de drenagem.

Agora que você já sabe como escolher o vaso decorativo ideal para sua casa, o que acha de se inspirar um pouquinho com as ideias que colocamos neste outro post?  Fizemos uma compilação de ideias marravilhosas que encontramos na internet e em revistas de decoração de ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *