Comer carne ajuda a controlar pressão alta

Neste artigo quero falar sobre os benefícios de alguns tipos de carne para controlar a pressão alta e, consequentemente melhorar a vida de pessoas que receberam a notícia tão triste. Bem, todos sabemos que um dos caminhos mais interessantes e eficazes para controlar a pressão alta (saiba mais aqui) é a alimentação regrada e balanceada.

Bem, ninguém precisa excluir a carne vermelha do menu para gozar de saúde. Uma das saídas para degustá-la na boa é optar por cortes mais magros, como os que você vê ao lado. Do trio, o filé mignon fica com a medalha de ouro. Primeiro porque tem menos gordura. “Além disso, concentra boas quantidades de zinco, magnésio, fósforo e ferro”, destaca a nutricionista Rachel Faria, do Rio de Janeiro.

Agora, se focarmos em algumas especificidades, há margem para ponderações. Em 100 gramas de lagarto há quase o valor diário de zinco indicado para um adulto (o homem precisa de 11 mg e a mulher, de 8 mg).

Segundo Rachel, esse nutriente está envolvido em várias reações, a exemplo da maturação óssea e do desenvolvimento neurológico. O coxão mole, por sua vez, se assemelha ao filé mignon em termos de ferro, mineral que favorece a imunidade e afasta a anemia. Um filé médio, de duas a três vezes na semana, é a pedida ideal para matar a fome de carne e extrair suas qualidades.

A onda das bebidas proteicas

Outra coisa que tem se popularizado são as bebidas proteicas. Estão chegando ao mercado dois produtos turbinados com proteína, nutriente conhecido por fortalecer os músculos. A marca Itambé lança um leite (nas versões semi e desnatada) que apresenta o dobro da substância em relação aos similares. Já a Maxxi Ovos investe em uma linha com três sucos integrais, todos enriquecidos com albumina, a famosa proteína do ovo.

A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, na capital paulista, vê as novidades com bons olhos. “É uma tendência mundial”, diz. Segundo ela, a proteína não deve ser encarada como coisa de marombeiro, não. “Esse nutriente favorece a saciedade, o que é interessante em um mundo ansioso por comida como o nosso”, afirma.

Portanto, as bebidas proteicas são indicadas para todos – de crianças a idosos – que quiserem fazer lanches intermediários capazes de deixar a barriga cheia por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *