Técnicas de memorização para Enem e Vestibular

Seja bem-vindo ao site Quero Passar. Somos uma comunidade preocupada com o desempenho de nossos leitores em provas como a do Enem, vestibulares e concursos. Mais que isso, buscamos proporcionar qualidade de vida para que tenham sucesso em todas as áreas de suas vidas. Neste artigo você vai descobrir por que educar e desenvolver o cérebro para ter sucesso é muito simples.

Há alguns anos eu tomei contato com leituras que me fizeram mudar a forma de dar aulas. Passei a introduzir em minhas aulas técnicas de atenção, observação e associação.

Utilize a memória para ter sucesso – Clique aqui

Memória fraca x distração

Muitas pessoas confundem memória fraca com distração. As duas na verdade divergem, apesar de andarem de mãos dadas. Pessoas dotadas de uma memória muito boa podem ser distraídas..

Exemplo: Você deve conhecer uma pessoa que sai de casa após fechar tudo e, na rua, fica se perguntando se realmente fechou a porta. Ou que guarda as chaves na bolsa e depois fica procurando onde as colocou… isso é distração.

A maioria das pessoas coloca a culpa nessas coisas na memória fraca, devido ao excesso de trabalho, estresse preocupações e etc… Não creioque isso esteja de todo errado. Mas o fato de você chegar até este artigo mostra que isso é um incômodo para você. Por isso mesmo já digo que para conseguir memorizar rápido ou desenvolver sua memória, você devera levar a sério e se esforçar nas técnicas memorização que irei apresentar aqui ou te indicarei de alguma forma.

Todo conteúdo com o qual já tive contato mostram que a falta de memória ou concentração é um problema que afeta a todos. Seja a pessoa que tem nível superior ou a que nunca recebeu a Educação formal, esquecer-se de coisas importantes é chato e, às vezes, prejudicial. Outro ponto comum entre as diversas leituras que fiz é o fato de que algumas pessoas se acham velhas demais para aprender. A verdade é que “não existe idade para aprender!”

Aprenda agora mesmo memorizaçãoclique aqui

Quais as leis fundamentais antes de começar a memorizar melhor

  1. Toda Habilidade se desenvolve com a pratica, ate as respostas se tornarem automáticas e instintivas.
  2. A habilidade deteriora-se quando não aplicada, acabando por perder-se, se negligenciada.

Saiba mais sobre a memória

Você sabia que o nosso cérebro pode armazenar uma quantidade imensa de informações?

Raul Seixas já dizia numa de suas músicas…

“Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal”

… e nos acostumamos a isso e achamos normal nos esquecermos de coisas importantes ou até mesmo fazemos algo pior que é confiar simplesmente nos dispositivos eletrônicos para nos ajudar a lembrar de tudo que precisamos.

É certo que nós estamos, principalmente hoje, expostos a uma avalanche de informações que vêm de todas as partes e por isso fica complicado conseguir gerenciar tudo e conseguir memorizar as coisas mais importantes, imagina as coisas menos importantes. Isso é um fato também para explicar porque nosso cérebro não consegue processar toda a informação e decidir o que é importante ou não para guardar.

Como dito anteriormente, se você se esquece das coisas, não necessariamente tem uma memoria ruim, mas com certeza se trata mais de um problema de assimilação do que esquecimento.

Assimilação é a 1a etapa da memorização.

Por que esquecemos das coisas?

Os pulsos elétricos que são enviados para o cérebro são de curta duração. Se você pega o telefone com alguém e liga na mesma hora e der ocupado, você corre o risco de quando for tentar de novo (se não usar o opção redial) esquecer o numero que acabou de memorizar.

Como memorizar melhor? / como memorizar rápido ?

Existem diversas técnicas de memorização feitas para aprimorar a memória e o tempo necessário para memorizar, de maneira segura, informações para fazer uma prova, prestar um concurso e as necessidades de nosso dia.

Vamos analisar agora os elementos da memorização;

Atenção – é o contrario da distração, que como já dita antes, é confundida com memoria ruim ou fraca. As duas andam lado a lado, mas são bem diferentes. A FALTA DE ATENCAO traz a falta de memoria, por isso preste a atenção!

Observação – é o que direciona a atenção para o que é importante memorizar, como dito antes nós apenas olhamos e não observamos. Temos que compreender, dificilmente você vai conseguir memorizar algo de fato sem ter compreendido. Se você unir atenção + observação, você irá conseguir uma memória rápida.

Motivação – ela pode não estar associada diretamente com o a técnica de como memorizar melhor, mas com certeza

Aprenda com o Guru da Memorização (Renato Alves)

Uma das minhas maiores dificuldades sempre quando estudei era memorizar. Existem certos conteúdos que não temos como escapar… as técnicas de memorização existentes na internet são realmente boas, mas dificilmente serão suficientes para conseguir se aprofundar.

Hoje agradeço por ter conhecido o conteúdo produzido pelo professor Renato Alves. Tenho usado as dicas que ele dá em seus vídeos parta conseguir ajudar meus alunos a terem um rendimento melhor no vestibular, mas também para montar as minhas aulas no pré-vestibular.

Hoje eu sei que teria muito mais facilidade quando comecei a lecionar se já soubesse dessas técnicas. Mesmo na faculdade, teria muito melhor trabalho para estudar para provas e apresentar trabalhos.

Quem é o professor Renato Alves?

Renato Alves é um especialista em mnemônica, que é:

..a técnica para desenvolver a memória e memorizar coisas, que utiliza exercícios e ensina artifícios, como associação de ideias ou fatos difíceis de reter a outros mais simples ou mais familiares, combinações e arranjos de elementos, números etc.; mnemotecnia, mnemotécnica.

#foto
Renato Alves ministrando o seu curso de memorização nos Estados Unidos.

O Currículo do Renato é gigantesco e possui algumas grandes referencias como ser o primeiro brasileiro a receber através de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil pelo Rank Brasil, o livro dos recordes nacionais.

Hoje ele é o verdadeiro guru de grandes artistas, que usam seu método para decorar grandes textos em novelas, series e teatro. Esse método foi patenteado e é focado na memorização, ele vai aumentar suas chances de aprovação em vestibulares e concursos e melhorar seu foco no trabalho. O Método Renato Alves ganhou reconhecimento nacional e já foi apresentado nos principais jornais, revistas e canais de televisão como Globo, Record e Band.

>>>>>Conheça o tão famoso método de Renato Alves AGORA<<<<

Conheça a trajetória de Renato Alves:

Compre agora o curso e aproveite a promoção do mês:

– 6 meses de acesso irrestrito a todas as atualizações disponíveis

– Acesso ilimitado ao kit de EMERGENCIA PARA PROVAS

– O livro “Não pergunte se ele estudou” O Manual do aluno

– Seminário: Foco para máxima produtividade nos estudos

– Plantão de dúvidas com o recordista brasileiro de memória, Renato Alves.

saiba-mais-cta

Técnicas de memorização para Enem e Vestibular
3.2 (64.55%) 44 votes

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos e dicas para otimizar os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *