Skip to main content

Projeto de leitura e escrita

Este é um pequeno projeto de leitura e escrita que pode ser facilmente adaptado para o contexto das salas de aula do ensino Fundamental e Médio.

“Ler é ampliar horizontes… é interagir com o mundo que nos rodeia: conhecer lugares, pessoas culturas. E viajar, dar asas a imaginação, mergulhar no mundo interior, conectando-nos com o nosso potencial. Através da leitura adquire-se conhecimentos e amplia-se nossa própria visão de mundo – de estar no mundo e nas relações.”

PROJETO DE LEITURA EXTRACLASSE

A leitura pressupõe um campo comum de experiências entre um autor e um leitor produzindo sentidos. Já nos ensinava Franz Kafka “Lemos paro fazer perguntas”, mas para que isso aconteça é preciso ler, ler, ler, refletir, discutir, formular hipóteses, percebendo que em cada texto há uma visão do mundo de seu autor e, em cada leitura, carregamos nossas experiências e vivências, tentando formar nossa própria visão de mundo.

OBJETIVO:

Prover os alunos com diferentes tipos de textos: informativos, opinativos, literários, entre outros, para que tenham contato com uma diversidade textual observando o contexto de sua produção, circulação e consumo, visando o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias de leitura eficientes que permitam ao aluno a compreensão de diferentes mensagens, a fim de viver plenamente na sociedade que impõem a cada dia mais exigências de contato e familiaridade com diferentes formas de linguagem.

JUSTIFICATIVA:

O povo brasileiro lê pouco, quase nada e muito mal. Uma pesquisa recente (PISA) mostrou que o Brasil foi um dos últimos classificados no quesito capacidade de leitura. Ler e estudar deveriam ser entendidos como um grande investimento, cujo lucro seria o grande crescimento do país com cidadãos mais letrados, portanto, mais conscientes, mais pensantes e críticos.

METODOLOGIA:

1- Leitura visual do texto solicitado pelo professor seguindo o que será passado no início de cada bimestre.
2- Destacar com caneta marca texto os tópicos frasais (ideias principais) e palavras importantes.
3- Fazer, através da técnica de resumo, um apanhado geral daquilo que foi absorvido mediante a leitura.
4- Emitir opinião reflexiva e crítica sobre o assunto lido.

PASSOS PARA A ESCRITA DE RESUMO E OPINIÃO:

No início da folha preencher as seguintes informações sobre o texto lido:

  • Número da atividade: 1, 2, 3 e assim sucessivamente.
  • Título: título do texto que você leu.
  • Fonte: nome da revista, jornal, site de internet, etc. de onde foi tirado o texto.
  • Editora: editora que fez a impressão do texto.
  • Data  de  edição:  data  em  que  foi  impresso  ou editado o artigo.
  • Data de apresentação: data predeterminada pela professora para entrega do resumo.

Após esses dados, pular uma linha e escrever:

Resumo: Texto mais curto que o texto original, traz as informações mais importantes.  Possui começo,
meio e fim. É importante manter a ênfase que o autor dá às questões.

Após o resumo, pular uma linha e escrever:

Opinião: Para isto é necessário retomar elementos/informações (dados que foram destacados com a caneta marca texto) do original, fazendo uma espécie de tradução de algumas passagens emitindo sua opinião sobre o assunto de maneira impessoal.

Observar: Uso da variedade padrão da língua; verbos sempre na 3ª pessoa do singular, evitar expressões
“eu acho que…”, “eles não deveriam…” etc.

No verso da folha:

Colar o texto original (recorte da revista/jornal etc.) lido com as anotações feitas com a caneta marca
texto.

– Revistas para escolha de textos: Veja, Isto é, Época, Superinteressante, National Geographic, Você S/A, Exame, etc.
– Jornais:   Folha   de   São   Paulo,   Estadão,   Correio Popular, O Globo, etc.
Internet:   Deverá  ser  citado  o  site   de  onde  foi retirado o artigo, por completo: www.itaulcultural.org.br.

Portanto, não serão aceitos sites de busca, pois estes sites servem apenas para pesquisa, ou seja, eles indicam o(s) site(s) onde você encontrou o artigo – é este site último que você deve anotar como fonte.

Observar: O texto de livre escolha deverá ser bastante atual.

Critérios para Avaliação:

1- Realização das atividades observando as orientações acima.
2- Pontualidade da apresentação.
3- Limpeza e capricho da folha (rasuras, manchas, observar as margens, parágrafos, uso adequado da caneta marca texto, capricho ao recortar a folha do texto que será colado e organização geral do caderno).

Projeto de leitura e escrita
2.9 (58.03%) 61 votes

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos e dicas para otimizar os estudos.

15 thoughts to “Projeto de leitura e escrita”

    1. Lucimara, meu desejo é que todos esses alunos se interessem mais pela leitura e tenham menos dificuldades para escrever. Grande abraço.

    1. COM CERTEZA!!!! Espero que seu trabalho renda e que seus alunos se tornem escritos eficazes e preparados para os desafios que virão pela frente.

  1. Olá, professor, ótimo projeto de leitura.Vamos começar 2017 lendo um pouquinho mais. Quem sabe não mude as estatísticas de aprendizagem em nosso país, não é?

  2. Em primeiro lugar gostaria de saber de quem é esta frase:

    “Ler é ampliar horizontes… é interagir com o mundo que nos rodeia: conhecer lugares, pessoas culturas. E viajar, dar asas a imaginação, mergulhar no mundo interior, conectando-nos com o nosso potencial. Através da leitura adquire-se conhecimentos e amplia-se nossa própria visão de mundo – de estar no mundo e nas relações.”

    Professor, fico muito feliz em ver pessoas como você preocupadas com o desenvolvimento de leitura de nossos alunos. Poucos, hoje, se empenham tanto para o crescimento deles e a leitura é o caminho certo. O mundo precisa de pessoas que saibam interpretar para não serem enganadas e progredirem na vida. Parabéns mesmo. Todos os mestres deveriam seguir seu exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *