Guia do Enem → Inscrições, Provas, Gabarito, Resultado

Neste artigo você encontrará todas as informações necessárias para acompanhar tudo sobre o Enem. Além de mostrar como se faz a inscrição, você encontrará também o conteúdo da prova, o link para baixar as provas, ver os gabaritos e muito mais que é necessário para tirar melhor proveito dessa prova que é a porta de acesso a diversos programas do Governo.

O que é o Enem?

imagem-o-que-e-o-enemOs estudantes que vão participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam ficar por dentro de todos os detalhes deste que já é o segundo maior exame do mundo. Com a nota do Enem 2016, é possível participar de diversos programas do Ministério da Educação (MEC) que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior no Brasil. As provas serão aplicadas no último trimestre do ano e as inscrições devem começar em maio. Criado pelo Governo Federal no ano de 1998 e organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame brasileiro tinha o objetivo exclusivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíam a educação básica. Assim, o seu principal objetivo era aperfeiçoar a qualidade do ensino no país. Entretanto, a partir do ano de 2009, o Exame passou por uma grande reformulação e passou a funcionar em novo formato. Além de continuar servindo como uma ferramenta de avaliação da educação básica, tornou-se e vem se consolidando edição após edição como a principal porta de acesso ao ensino superior em faculdades particulares, institutos e universidades federais no Brasil.

Edital do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Escolares Anísio Teixeira – Inep, órgão responsável por elaborar o Edital do Enem divulga o documento no endereço eletrônico oficial do Exame, http://enem.inep.gov.br/. É importante que os candidatos leiam o Edital para obterem a confirmação de informações importantes como, por exemplo, o valor da taxa de inscrição. Após a publicação do Edital do Enem os candidatos vão poder conferir a data e o horário em que irão realizar as provas do Exame, porém o local onde a prova será aplicada será conhecido apenas com a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, que não é mais disponibilizado na versão física entregue pelos Correios. Ao ler o Edital o candidato tomará conhecimento que e apenas disponibilizada a versão virtual do documento, que pode ser impressa no site do Enem.

Inscrição do Enem

Para fazer inscrição no Enem, o candidato precisa acessar o site http://enem.inep.gov.br/participante tendo em mãos os documentos pessoais (RG e CPF), endereço de e-mail válido e número de celular. Durante o processo, cada pessoa deve criar uma senha que será utilizada, junto do número de inscrição, em todos os outros processos do Exame como, por exemplo, na consulta e impressão do cartão de inscrição. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento. Membros de famílias de baixa renda poderão pedir isenção no Enem preenchendo um formulário socioeconômico, durante a inscrição, a fim de declarar carência.

Conteúdo da prova do Enem

As provas do Enem serão divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, nesta área são cobradas 45 questões que abrangem as matérias de história, sociologia, filosofia e geografia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, também com 45 questões que cobram o conhecimento em português, literatura, artes, educação física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a Redação; Matemática e suas Tecnologias com 45 questões sobre matemática. Além disso, os candidatos precisam redigir uma redação de acordo com o tema proposto.

→  Veja aqui o conteúdo oficial da prova do Enem

Imprimir boleto do Enem

A impressão do boleto ou GRU (Guia de Recolhimento da União) do Enem deve ser realizada no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante da seguinte forma:

  1. Preencher todo o formulário de inscrição do Enem 2016
  2. No final da página de inscrições clicar na opção “Gerar GRU”
  3. Realizar a impressão do documento

O pagamento do boleto do Enem deve ser realizado nas unidades do Banco Postal dos Correios, nas redes Mais do Banco do Brasil e nas agências do Banco do Brasil. Não é possível realizar o pagamento em outras agencias bancárias ou casas lotéricas. Caso o boleto seja perdido ou extraviado, basta o candidato acessar novamente a página do participante e repetir os procedimentos 1 e 2 para uma nova impressão do documento.

Consultar local da prova do Enem

O cartão de inscrição do Enem é um documento informativo que o Inep elabora para os participantes, contendo os seguintes dados: data, horário das provas, local de realização do Exame, indicação da eventual necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Assim, para consultar o local de prova do Enem, o candidato precisa acessar a página do participante, no portal do Inep (neste link), e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Feito isto, será aberta uma página com o cartão de confirmação de inscrição. Nele, além das informações pessoas, estará o endereço completo do local de prova.

Provas e gabaritos do Enem

Para acessar o gabarito oficial do Enem primeiro dia ou segundo dia de provas, o candidato deve entrar no portal do Inep, disponível no endereço http://portal.inep.gov.br/enem/. Conforme afirma o edital desta edição, o Instituto disponibilizará as respostas no terceiro dia útil após a realização do Exame. Portanto todos terão acesso ao gabarito oficial. Para isto, não é necessário prestar nenhum tipo de informação pessoal como número de inscrição e senha, por exemplo.

As respostas estarão agrupadas por dia e cores dos cadernos de questões. Portanto, é importantíssimo que o estudante confirme qual a cor da sua prova antes de conferir as respostas. Apesar das perguntas serem as mesmas em todos os cadernos, a ordem das questões e das alternativas variam de uma cor para outra.

Geralmente, as cores das provas do sábado são: amarelo, azul, rosa e branco. No domingo, por sua vez, as cores costumam ser: amarelo, azul, rosa e cinza. Desta forma, haverá um conjunto de respostas para cada cor, tanto no sábado quanto no domingo.

Cada caderno de prova contará com 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre duas áreas de conhecimento. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A redação do Enem será aplicada no domingo.

Quem não conseguir segurar a ansiedade e quiser conferir as respostas assim que chegar em casa após a realização das provas, tanto no primeiro quanto no segundo dia, poderá acessar o site Mais Educativo e consultar as versões extraoficiais do gabarito do Enem. Assim como o Inep, também disponibilizaremos as respostas de acordo com o dia e a cor do caderno de questão.

Resultado do Enem

Como já foi dito, o Enem é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação-(MEC) que dá direito a seus participantes a ingressarem no ensino superior em instituições de ensino públicas ou privadas através de vagas, bolsas de estudos ou financiamentos estudantis concedidos por programas do Governo Federal como o SISU, ProUni ou Fies.

O resultado do Enem pode ser usado para obter o Certificado de Conclusão do ensino médio. Neste caso o participante deve ser maior de 18 anos, ter informado no ato da inscrição a instituição certificadora que está autorizada a receber seus dados e por ultimo ter atingido uma média superior a 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos e 500 pontos na prova de redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulga o resultado do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), no site oficial do Enem.

Quer saber mais sobre o Enem e a prova de Redação, acesse nosso artigo ensinando a fazer um texto do começo ao fim.

Guia do Enem → Inscrições, Provas, Gabarito, Resultado
5 (100%) 1 vote

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos e dicas para otimizar os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *