Skip to main content

Gêneros textuais e domínios sociais de circulação




Gêneros são “acontecimentos textuais” vinculados à nossa vida cultural e social. Sempre que interagimos usando a linguagem, fazemos isso por meio de um gênero textual que, de certa forma, determina o modo como devemos nos expressar. A quantidade deles é praticamente infinita. Sabe-se que uma pessoa, com formação secundária, é capaz de reconhecer algumas centenas deles. Fica até difícil imaginar alguém que não saiba reconhecer um pedido de informação, uma canção folclórica, um provérbio, um boletim de ocorrência, uma receita médica, uma bula de remédio, uma nota fiscal, uma fábula, uma notícia, dentre os inúmeros gêneros que povoam os vários domínios sociais de comunicação. Eles podem aparecer e desaparecer, de acordo com a necessidade.

Veja estes gêneros que se sucederam nos últimos anos por causa das inovações tecnológicas: e-mail, blog, Messenger, Twitter. Provavelmente, seus avós não façam uso deles, e até seus pais podem ter certa dificuldade para aprender alguns entre os últimos explorados. Mesmo entre os mais jovens há aqueles que não dominam totalmente determinada linguagem de um ou outro gênero, seja para ler, oralizar ou escrever. Isso acontece por causa das preferências, necessidades de uso, oportunidades ou habilidades mais desenvolvidas de cada pessoa.

Tente fazer o seguinte exercício de memória: para cada domínio social de comunicação da lista a seguir, associe pelo menos dois gêneros que circulam nele. Podem ser orais, escritos, visuais ou mistos.

Gênero / Domínio social da comunicação

Familiar: lista de compras, recado, ordem, conselho, recomendação
Cotidiano: cartaz de campanha comunitária, placas indicativas de proibições
Escolar: aviso aos pais, boletim de notas, texto didático
Artístico: canção, cartaz de lançamento de filme, resenha de show
Jornalístico: notícia, editorial, reportagem, carta ao leitor, foto, manchete
Publicitário: anúncio publicitário em outdoor, busdoor, jingless
Religioso: oração, pedido de oração, testemunho, sermão, apelo.
Burocrático: formulário para declaração de imposto de renda, atestado de antecedentes criminais, edital de convocação

Os gêneros organizam e dão certa estabilidade às nossas atividades comunicativas do dia a dia. Eles ainda confirmam, atestam e revelam nossos propósitos e intenções.

Você quer aprender a escrever o gênero pedido na redação do Enem?

Gêneros textuais e domínios sociais de circulação
5 (100%) 1 vote

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos e dicas para otimizar os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *