Skip to main content

Exercícios sobre estrutura de palavras com gabarito




Estes são alguns exercícios sobre estrutura de palavras com gabarito bastante interessantes para estudar o princípio dos conteúdos no Ensino Médio. Qualquer aluno que esteja se preparando para o Enem ou vestibular sabe que quanto mais exercícios fizer melhor será seu desempenho. Nada de passar horas e horas lendo teoria para ir bem nas provas. O ideal é intercalar uma coisa com a outra. Você pode também encontrar mais conteúdo exclusivo sobre este assunto, inclusive com mapas mentais lá no meu curso Português Pra Passar. Visite este link ou o banner lateral para conhecer mais sobre o curso.

>> Com base na tirinha a seguir, responda às questões de 1 a 3.

1. Explique, do ponto de vista morfológico, a construção da palavra engavetamento.

2. Procure identificar pelo menos duas definições para essa palavra, de preferência, as mais relacionadas à situação descrita na tirinha.

3. O tema dessa tirinha é, tecnicamente falando, o efeito do sentido literal produzido pela palavra engavetamento. A partir dos elementos verbais e visuais apresentados, procure explicitar o efeito de humor produzido por essa palavra.

4. Leia o texto a seguir.

Bio passa pé




O projeto de lei sobre biossegurança, aprovado na Câmara, saiu diferente do consenso resumido pelo antigo relator do projeto Aldo Rebelo e, segundo especialista na área, inviabiliza o plantio da soja transgênica no Brasil em novas áreas. O novo relator do projeto, Renildo Calheiros, acabou cedendo em questão que muda tudo: a decisão vinculante da CTNBio.
No projeto de Rebelo, a CTNBio poderia deliberar sobre pesquisa, produção e comercialização. Agora, a parte da comercialização e produção terá que passar também pelo crivo do Ibama. E, se houver divergências, o tema passará pela aprovação do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), formado por 15 ministros que tomam a decisão final do governo.

RACY, Sonia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 6 fev. 2004. p. B2. Direto da fonte.

  • ctnBio: comissão técnica nacional de Biossegurança, subordinada ao ministério de ciência e tecnologia.
  • Ibama: Instituto Brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, subordinado ao ministério do meio ambiente.

► De acordo com o texto, por que o projeto de lei aprovado pela câmara inviabiliza o plantio de soja transgênica no país?

► Explique, do ponto de vista dos estudos morfológicos, a formação do substantivo biossegurança e do adjetivo transgênico(a).

5.   Leia o texto a seguir.

Na Bandeirantes, o narrador do jogo Flamengo x Atlético Mineiro foi criativo. Quando Romário marcou o terceiro gol, ele vibrou muito: “O Flamengo revira o jogo”.
Que fique bem claro, ninguém estava revirando a terra ou o gramado do Maracanã. O narrador se referia à sequência dos gols: o Flamengo fez 1 x 0, o Atlético virou o jogo para 2 x 1 e, finalmente, o Flamengo estava virando ou, como ele preferia, revirando para 3×2.

DUARTE, Sérgio Nogueira. Língua viva III: uma análise simples e bem-humorada da linguagem do
brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. (Fragmento).

►  Explique qual a crítica feita por Sérgio Nogueira Duarte ao narrador esportivo.

►  Tente justificar, do ponto de vista gramatical, o uso do verbo revirar pelo narrador do jogo.




Gabarito dos exercícios

1. A palavra engavetamento é formada por en- (prefixo de origem latina que, nesse caso, significa “colocar em”) + gaveta (radical) + mento (sufixo também de origem latina).

2. Engavetamento é o ato ou efeito de engavetar, pôr dentro da gaveta de um cômodo. Engavetamento também pode ser a colisão entre meios de transporte, com produção de acidente que interrompe o movimento dos veículos.

3. O emprego de engavetamento tem um duplo sentido: trata-se do comentário, bastante óbvio, que explica por que os carros encontram-se parados, enfileirados. Há algo e/ou alguém que produziu um impedimento do fluxo dos veículos. trata-se, também, da explicação literal do acidente, no qual um caminhão de mudança deixa escapar a gaveta de um móvel que transportava, a qual atinge um motoqueiro que passava ao lado. Pode-se dizer que o humor é produzido, principalmente, pelo emprego do sufixo -mento na formação do substantivo engavetamento que descreve, nesse caso, o ato de acertar uma gaveta na cabeça de um motorista no trânsito.

4.

► Porque, segundo o projeto aprovado, as questões da comercialização e da produção da soja transgênica devem passar pela apreciação do Ibama, órgão responsável pelas questões ambientais no Brasil. em caso de veto do Ibama, o tema deve passar pela aprovação de um conselho formado por 15 ministros. Para os interessados no plantio do produto, haverá, portanto, maior fiscalização e, consequentemente, maior burocracia.

► O substantivo biossegurança é formado por bio- (prefixo de origem grega) + s (consoante de ligação) +segur(ar) (radical) + -ança (sufixo), enquanto o adjetivo transgênico é formado por trans- (prefixo de origem latina) + gen(e) (radical) + -ico (sufixo de origem grega formador de adjetivos).

5.

►  A crítica de Sérgio Nogueira Duarte ao narrador esportivo se refere ao uso inadequado do verbo revirar. O adequado seria usar o verbo virar para indicar uma inversão no placar do jogo.

►  O narrador usou o verbo revirar no sentido de “virar novamente”, sentido dado pelo prefixo re-. Considerando que o jogo foi “virado” por duas vezes (uma pelo atlético e outra pelo Flamengo), o narrador esportivo aplicou o prefixo ao verbo – embora essa construção tenha ficado inadequada, uma vez que revirar tem, na Língua Portuguesa, outro sentido (revolver, remexer).

Curso Português Pra Passar

Você já conhece meu curso Português Pra Passar? Nele você encontrará material teórico para estudar e revisar todo conteúdo do Ensino Médio e mandar muito bem no vestibular e Enem. Além dos artigos teóricos, há exercícios com gabarito e mapas mentais para revisar a matéria. Clique no botão abaixo e conheça melhor.

Exercícios sobre estrutura de palavras com gabarito
1.7 (34.67%) 15 votes

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos e dicas para otimizar os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *