Skip to main content

Como identificar o tema da redação

Este é um artigo rápido para ajudar aqueles que ainda têm dificuldade para identificar o tema de uma redação e, depois, compreender a proposta que a banca apresentou. Este é o discurso que uso nas minhas primeiras aulas de redação para vestibular. Digo para os alunos o seguinte:

Antes de começar a escrever sua redação, leia com atenção a proposta para entender o que se pede e identificar o tema. Depois pense em como você desenvolverá seu texto.

O tema da redação pode não estar explicitado. Nesse caso, você terá de identificá-lo a partir de uma interpretação dos textos fornecidos, dos quais vai tirar a idéia-núcleo. Fique atento para não fugir do tema proposto, pois não adequar o texto ao tema pode anular sua redação. A banca examinadora poderá achar que você não foi capaz de compreender as instruções e não fez o exercício de leitura devidamente.

Normalmente, os temas propostos em vestibular não exigem conhecimentos específicos, pois se espera uma formação genérica do candidato. Esta é uma das críticas que se faz ao Enem porque alguns de seus temas podem apresentar certa dificuldade para aqueles que moram distante das cidades como, por exemplo, ribeirinhos. Convém, assim, não se restringir aos dados do texto-base ou aos fragmentos da coletânea (textos e imagens fornecidos pelo enunciado, como reportagem, poema, história em quadrinhos, letra de música, etc). Você pode utilizar outras informações que considerar relevantes para o desenvolvimento do tema e usar sua experiência pessoal, mostrando capacidade de reflexão e análise. Mas tome cuidado para não extrapolar com exemplos que não tenham relação direta com o tema.

Também é importante não fugir do gênero textual e também do modo de organização propostos.

  • Se a redação for em prosa (e normalmente é), não escreva versos, mesmo que sem rima ou métrica.
  • Se a proposta for de texto narrativo, não se limite a relatar um acontecimento, pois nos vestibulares é verificado se você sabe selecionar e interpretar informações, elaborar hipóteses e estabelecer relações. Devem, portanto, aparecer de forma articulada os elementos que constituem esse tipo de texto: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.
  • Se a proposta for de texto dissertativo-argumentativo, não se esqueça de adotar um ponto de vista e sobretudo apresentar e discutir fatos, dados e opiniões sobre o tema abordado.

Nos próximos artigos você vai entender melhor como construir seu texto dissertativo de forma a ter uma nota muito boa no Enem. Se não quiser esperar até lá, veja o texto que escrevi logo abaixo clicando no botão.

Site Quero Passar

Site educativo com informações sobre o Enem, SISU, Prouni, vestibulares e concursos. Material de apoio, revisão e produtos educativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *