Skip to main content

Matemática Prática para EF e Médio

Neste artigo você poderá encontrar as atividades publicadas no grupo Matemática Prática no Facebook. Este é um espaço de compartilhamento de informações e atividades práticas relacionadas ao ensino dessa disciplina. Divulgue este artigo e participe da comunidade para ter acesso a todas as atividades em primeira mão.

Lista de atividades de Matemática

Você pode baixar todas as atividades diretamente da minha pasta compartilhada no Google Drive. Clique aqui e acesse a pasta para baixar os arquivos do grupo.

Projeto de leitura e escrita

Este é um pequeno projeto de leitura e escrita que pode ser facilmente adaptado para o contexto das salas de aula do ensino Fundamental e Médio.

“Ler é ampliar horizontes… é interagir com o mundo que nos rodeia: conhecer lugares, pessoas culturas. E viajar, dar asas a imaginação, mergulhar no mundo interior, conectando-nos com o nosso potencial. Através da leitura adquire-se conhecimentos e amplia-se nossa própria visão de mundo – de estar no mundo e nas relações.”

PROJETO DE LEITURA EXTRACLASSE

A leitura pressupõe um campo comum de experiências entre um autor e um leitor produzindo sentidos. Já nos ensinava Franz Kafka “Lemos paro fazer perguntas”, mas para que isso aconteça é preciso ler, ler, ler, refletir, discutir, formular hipóteses, percebendo que em cada texto há uma visão do mundo de seu autor e, em cada leitura, carregamos nossas experiências e vivências, tentando formar nossa própria visão de mundo.

OBJETIVO:

Prover os alunos com diferentes tipos de textos: informativos, opinativos, literários, entre outros, para que tenham contato com uma diversidade textual observando o contexto de sua produção, circulação e consumo, visando o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias de leitura eficientes que permitam ao aluno a compreensão de diferentes mensagens, a fim de viver plenamente na sociedade que impõem a cada dia mais exigências de contato e familiaridade com diferentes formas de linguagem.

JUSTIFICATIVA:

O povo brasileiro lê pouco, quase nada e muito mal. Uma pesquisa recente (PISA) mostrou que o Brasil foi um dos últimos classificados no quesito capacidade de leitura. Ler e estudar deveriam ser entendidos como um grande investimento, cujo lucro seria o grande crescimento do país com cidadãos mais letrados, portanto, mais conscientes, mais pensantes e críticos.

METODOLOGIA:

1- Leitura visual do texto solicitado pelo professor seguindo o que será passado no início de cada bimestre.
2- Destacar com caneta marca texto os tópicos frasais (ideias principais) e palavras importantes.
3- Fazer, através da técnica de resumo, um apanhado geral daquilo que foi absorvido mediante a leitura.
4- Emitir opinião reflexiva e crítica sobre o assunto lido.

PASSOS PARA A ESCRITA DE RESUMO E OPINIÃO:

No início da folha preencher as seguintes informações sobre o texto lido:

  • Número da atividade: 1, 2, 3 e assim sucessivamente.
  • Título: título do texto que você leu.
  • Fonte: nome da revista, jornal, site de internet, etc. de onde foi tirado o texto.
  • Editora: editora que fez a impressão do texto.
  • Data  de  edição:  data  em  que  foi  impresso  ou editado o artigo.
  • Data de apresentação: data predeterminada pela professora para entrega do resumo.

Após esses dados, pular uma linha e escrever:

Resumo: Texto mais curto que o texto original, traz as informações mais importantes.  Possui começo,
meio e fim. É importante manter a ênfase que o autor dá às questões.

Após o resumo, pular uma linha e escrever:

Opinião: Para isto é necessário retomar elementos/informações (dados que foram destacados com a caneta marca texto) do original, fazendo uma espécie de tradução de algumas passagens emitindo sua opinião sobre o assunto de maneira impessoal.

Observar: Uso da variedade padrão da língua; verbos sempre na 3ª pessoa do singular, evitar expressões
“eu acho que…”, “eles não deveriam…” etc.

No verso da folha:

Colar o texto original (recorte da revista/jornal etc.) lido com as anotações feitas com a caneta marca
texto.

– Revistas para escolha de textos: Veja, Isto é, Época, Superinteressante, National Geographic, Você S/A, Exame, etc.
– Jornais:   Folha   de   São   Paulo,   Estadão,   Correio Popular, O Globo, etc.
Internet:   Deverá  ser  citado  o  site   de  onde  foi retirado o artigo, por completo: www.itaulcultural.org.br.

Portanto, não serão aceitos sites de busca, pois estes sites servem apenas para pesquisa, ou seja, eles indicam o(s) site(s) onde você encontrou o artigo – é este site último que você deve anotar como fonte.

Observar: O texto de livre escolha deverá ser bastante atual.

Critérios para Avaliação:

1- Realização das atividades observando as orientações acima.
2- Pontualidade da apresentação.
3- Limpeza e capricho da folha (rasuras, manchas, observar as margens, parágrafos, uso adequado da caneta marca texto, capricho ao recortar a folha do texto que será colado e organização geral do caderno).

Tirinhas para trabalhar regência verbal e nominal

Um assunto bastante recorrente em minhas aulas é a regência verbal e a regência nominal. Quando um aluno vem e me pergunta se pode ir NO banheiro, logo digo “você quer ir AO banheiro, não é?”. Ele responde que quer ir NO banheiro e repito até que perceba o erro que está cometendo. É incrível como as pessoas hoje em dia não entendem conceitos simples de Língua Portuguesa e acabam cometendo erros que prejudicam o entendimento e até mesmo a credibilidade da informação. Quem é que nunca viu um orador dizer que  “algo veio DE encontro” quando na verdade queria dizer “AO”. Há diferença. DE ENCONTRO é trombar, colidir. AO ENCONTRO é ir em direção a algo, tem um sentido muito mais positivo dependendo do contexto. As tirinhas abaixo usei em prova de Português para Ensino Médio quando fazia revisão para o Enem. Com um pouco de paciência é possível adaptá-las para os mais diversos assuntos.

charges-dia-a-dia-1 charges-dia-a-dia-2 charges-dia-a-dia-3 charges-dia-a-dia-4 charges-dia-a-dia-5 charges-dia-a-dia-6 charges-dia-a-dia-7 charges-dia-a-dia-8 imagem-114

O curso Segredos do Enem funciona?

Dia após dia me vejo na difícil missão de indicar para meus alunos alguns cursos complementares. Eles já fazem o ensino Médio regular, mas desejam ir além. O problema é que eles, muitas vezes, não podem pagar por cursinhos caríssimos em período oposto. estes cursinhos têm grades rígidas que comprometem boa parte do tempo desses alunos e, por isso, acabam engessando o ritmo daqueles que precisam de um pouco mais de liberdade para estudar.

É certo que todos os que me procuram, seja na sala de aula ou mesmo nos meus projetos educativos que hoje contam com mais de 2000 visitas mensais, fazem porque confiam nas minhas escolhas e indicações de materiais complementares às aulas. Qual é, no entanto, o melhor curso para estudar para o Enem?

Qual a melhor opção hoje em dia para o Enem?

O Enem é uma prova que tem se apresentado cada vez mais complexa. Os conteúdos são pedidos, muitas vezes, em forma de questões interdisciplinares e os temas de redação são, cada vez mais, subjetivos a partir da ideia de que será um tema de cunho social. É certo também que o Enem ganhou uma importância enorme porque através dele pode-se conseguir uma vaga numa universidade pública e ainda a programas sociais do Governo como o Prouni, Pronatec e muito mais. Diante disso, a necessidade de materiais complementares aos que são usados no ensino regular acabou criando um mercado que, por um lado, explora a necessidade que alguns têm de comprar. Por outro, permitiu que surgisse muita coisa boa e quero elencar três que são bastante úteis, cada uma à sua maneira.

Minha opinião sobre o Descomplica

O Descomplica é, de longe, o que tem mais material. Isso é um diferencial já que estão há muitos anos no mercado e gravam diariamente muitos vídeos. Além disso, eles têm as aulas ao vivo que, depois, ficam disponíveis para os alunos. A vasta produção, no entanto, pode ser um problema para o aluno que tem certa dificuldade de organização. é necessário um roteiro (eles disponibilizam planilhas para organização das horas de estudo gratuitamente). Gosto, em especial do Empurrão para o Enem e do Redação Master. Sou assinante e uso para montagem de minhas aulas e para ajudar minha filha pequena quando é algum assunto que não domino.

Minha opinião sobre o Missão Enem

O Missão Enem é um projeto da estudante Débora Ribs. Ele surgiu no ano de 2016 como extensão do Universidade Capenga, plataforma que ajuda estudantes a passar no vestibular. O Missão Enem, no entanto, foca num ponto bastante específico que é a redação do Enem. A promessa é simples e real. No curso, eles ensinarão você a escrever uma ótima redação em apenas 10 dias. Parece ambicioso, mas a objetividade das aulas facilita bastante o trabalho. Outro diferencial é o preço.

→ leia minha opinião sobre o Missão Enem aqui

Minha opinião sobre o Curso Português Pra Passar

Eu sou o autor do curso Português Pra Passar. Você pode até julgar isso como suspeito, tendencioso, mas posso sim fazer uma análise do meu próprio material visto que ali tenho colocado dia a dia o conhecimento de mais de uma década em sala de aula. No curso, as aulas são divididas em módulos e dentro desses você terá uma revisão completa sobre os conteúdos do Ensino Médio e minha experiência em Produção de Textos num dos cursinhos de maior renome no Vale do Paraíba.

Conheça aqui o Curso Português pra Passar.

Minha opinião sobre o Segredos do Enem

segredos-do-enem-campanha-queropassar

O curso Segredos do Enem já está consolidado no mercado como uma das melhores alternativas para quem deseja estudar para o Enem. Além de todo um conteúdo voltado para a prova, um módulo de redação para tirar nota 1000, o Segredos do Enem foca nas estratégias para melhorar seu desempenho através de organização e técnicas de memorização. Além disso, nos bônus você recebe as anotações que estudantes melhores colocados nos seus vestibulares fizeram para que o desempenho deles fosse digno de nota.

→ Mais sobre o segredos do Enem AQUI

O Segredos do Enem Funciona?

A metodologia segue de forma prática o caminho que um estudante com dificuldades de aprender e apreender os conteúdos do vestibular seguiu. Baseia-se não só na experiência do estudante Lucas Marques, aluno do curso de Economia, como também de muitos outros estudantes que tiveram sucesso nos vestibulares que fizeram. Você pode ver muito mais sobre isso nesta página do curso. Com uma metodologia que privilegia o desempenho otimizando o tempo, já são milhares de alunos mudando a forma de pensar na prova e centenas de testemunhos de sucesso.

Qual o conteúdo do segredos do Enem?

O curso segredos do Enem traz uma série de módulos testados e aprovados por quem entende do assunto e está dividido da seguinte forma:

→ Se tornando um gênio nos estudos
→ Disciplina de um primeiro colocado
→ Entregar o melhor conteúdo
→ Material recorrente
→ O melhor conteúdo para o ENEM

>> Eu quero me inscrever no curso Segredos do Enem com Garantia Incondicional <<

Para Quem Serve o Curso Segredos do Enem?

segredos-do-enem-campanha-banner-3

A técnica segredos do ENEM é confiável e criado especialmente para quem deseja obter excelentes notas no exame mais concorrido do Brasil. Ou seja, é um produto essencial para quem deseja ser aprovado nas universidades mais importantes do país. E não importa se você está no ensino médio, cursinho, ou se já acabou os estudos há algum tempo e quer retomar a sua vida acadêmica. O curso Segredos do Enem vai te ajudar a alcançar o seu objetivo de uma maneira muito mais rápida e prática. O segredos do ENEM é bom e funciona através de métodos que farão você melhorar sua rotina de estudos e atingir as melhores colocações nos vestibulares. O treinamento o tornará um vencedor e campeão nos vestibulares.

Veja no vídeo abaixo alguns depoimentos de estudantes que conseguiram ter excelentes resultados no ENEM depois de fazer o curso do Lucas Marques.

#vídeo

>> Eu quero me inscrever no Segredos do Enem com Bônus e Garantia <<

Qual é a Garantia do curso Segredos do Enem?

O segredos do ENEM confere uma garantia de devolução do seu dinheiro em até 30 dias caso você não fique satisfeito com seu conteúdo. Se por acaso isso acontecer, é só você enviar um e-mail ou solicitação através do Hotmart, e o seu dinheiro será devolvido. Não há questionamentos nem insistência (como fazem as operadoras de telefonia). Escreveu, dinheiro devolvido. Isso porque a credibilidade adquirida ao longo dos anos mostra que é (quase) impossível alguém não melhorar, não sentir a diferença.

Tenho algum bônus no Segredos do Enem?

Hoje em dia as pessoas estão acostumadas ao fato de que, para vender, é necessário oferecer a máxima quantidade de bônus possíveis. Isso acaba sendo um erro porque alguns oferecem migalhas e, ao ver a lista imensa de v”vantagens” deixa-se de lado a qualidade para buscar a quantidade. Por isso, o curso Segredos do Enem oferece o que realmente vai agregar valor ao produto. São quatro, apenas quatro bônus que você receberá.

#Bônus 1: módulo 1 do curso Fórmula das Provas;

#Bônus 2: Modelo Infalível para um Cronograma de Estudos de Sucesso;

#Bônus 3: Todas as Provas do ENEM com Gabaritos e Correções;

#Bônus 4: Aprenda com os Primeiros colocados em Faculdades Federais.

Bônus exclusivos do Quero Passar

Você já deve estar convencido de que o curso Segredos do Enem é a melhor opção para se preparar adequadamente para o Enem, mas ainda assim quero quer você vá mais longe. Quero que você tenha as melhores ferramentas para revisar toda matéria estudada em Língua Portuguesa. Por isso, se você adquirir hoje o curso Segredos do Enem clicando num dos links da minha página, vou entregar para você 30 mapas mentais de Língua Portuguesa sobre Gramática, Literatura e Produção de Texto. Sim, estes são os mapas mentais que uso nas minhas aulas de Português e que têm ajudado milhares de estudantes, nos últimos anos, a estudar mais e melhor o Português. Alguns deles você já viu nas minhas redes sociais, mas o que ofereço para você aqui são os mapas que não publiquei em nenhum lugar além do meu curso Português Pra Passar.

Veja alguns exemplos

Repito. Para receber, você tem de comprar o curso clicando no botão logo abaixo.

Obs.: este bônus será oferecido apenas enquanto não sai a versão 2.0 do meu curso Português Pra Passar. Depois, somente meus alunos terão acesso.

Vale a pena comprar o curso Segredos do ENEM?

O curso é bom e te ajudará a ter sucesso no mundo acadêmico e profissional, pois a partir dele você terá a oportunidade de melhorar seu desempenho no exame escolar mais importante do Brasil e garantir uma vaga na faculdade que tanto sonha!

E lembre-se que, ao se inscrever no curso Segredos do Enem, você terá acesso ás aulas até a data do Enem do ano seguinte.

Eu recomendo não perder o preço promocional, pois você tem 30 dias para experimentar e ver se gostou ou não do curso. Caso se arrepender é só pedir o dinheiro de volta.

Aproveite o preço promocional e clique abaixo para adquirir o Curso  e garanta também os bônus e a garantia de 30 dias:

>>> Comprar o Curso Segredos do Enem com Bônus + Garantia de 30 dias <<<

quero-me-inscrever-cta

Ainda está com dúvidas? Deixe um comentário abaixo para te ajudar!

Técnicas de memorização para Enem e Vestibular

Seja bem-vindo ao site Quero Passar. Somos uma comunidade preocupada com o desempenho de nossos leitores em provas como a do Enem, vestibulares e concursos. Mais que isso, buscamos proporcionar qualidade de vida para que tenham sucesso em todas as áreas de suas vidas. Neste artigo você vai descobrir por que educar e desenvolver o cérebro para ter sucesso é muito simples.

Há alguns anos eu tomei contato com leituras que me fizeram mudar a forma de dar aulas. Passei a introduzir em minhas aulas técnicas de atenção, observação e associação.

Utilize a memória para ter sucesso – Clique aqui

Memória fraca x distração

Muitas pessoas confundem memória fraca com distração. As duas na verdade divergem, apesar de andarem de mãos dadas. Pessoas dotadas de uma memória muito boa podem ser distraídas..

Exemplo: Você deve conhecer uma pessoa que sai de casa após fechar tudo e, na rua, fica se perguntando se realmente fechou a porta. Ou que guarda as chaves na bolsa e depois fica procurando onde as colocou… isso é distração.

A maioria das pessoas coloca a culpa nessas coisas na memória fraca, devido ao excesso de trabalho, estresse preocupações e etc… Não creioque isso esteja de todo errado. Mas o fato de você chegar até este artigo mostra que isso é um incômodo para você. Por isso mesmo já digo que para conseguir memorizar rápido ou desenvolver sua memória, você devera levar a sério e se esforçar nas técnicas memorização que irei apresentar aqui ou te indicarei de alguma forma.

Todo conteúdo com o qual já tive contato mostram que a falta de memória ou concentração é um problema que afeta a todos. Seja a pessoa que tem nível superior ou a que nunca recebeu a Educação formal, esquecer-se de coisas importantes é chato e, às vezes, prejudicial. Outro ponto comum entre as diversas leituras que fiz é o fato de que algumas pessoas se acham velhas demais para aprender. A verdade é que “não existe idade para aprender!”

Aprenda agora mesmo memorizaçãoclique aqui

Quais as leis fundamentais antes de começar a memorizar melhor

  1. Toda Habilidade se desenvolve com a pratica, ate as respostas se tornarem automáticas e instintivas.
  2. A habilidade deteriora-se quando não aplicada, acabando por perder-se, se negligenciada.

Saiba mais sobre a memória

Você sabia que o nosso cérebro pode armazenar uma quantidade imensa de informações?

Raul Seixas já dizia numa de suas músicas…

“Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal”

… e nos acostumamos a isso e achamos normal nos esquecermos de coisas importantes ou até mesmo fazemos algo pior que é confiar simplesmente nos dispositivos eletrônicos para nos ajudar a lembrar de tudo que precisamos.

É certo que nós estamos, principalmente hoje, expostos a uma avalanche de informações que vêm de todas as partes e por isso fica complicado conseguir gerenciar tudo e conseguir memorizar as coisas mais importantes, imagina as coisas menos importantes. Isso é um fato também para explicar porque nosso cérebro não consegue processar toda a informação e decidir o que é importante ou não para guardar.

Como dito anteriormente, se você se esquece das coisas, não necessariamente tem uma memoria ruim, mas com certeza se trata mais de um problema de assimilação do que esquecimento.

Assimilação é a 1a etapa da memorização.

Por que esquecemos das coisas?

Os pulsos elétricos que são enviados para o cérebro são de curta duração. Se você pega o telefone com alguém e liga na mesma hora e der ocupado, você corre o risco de quando for tentar de novo (se não usar o opção redial) esquecer o numero que acabou de memorizar.

Como memorizar melhor? / como memorizar rápido ?

Existem diversas técnicas de memorização feitas para aprimorar a memória e o tempo necessário para memorizar, de maneira segura, informações para fazer uma prova, prestar um concurso e as necessidades de nosso dia.

Vamos analisar agora os elementos da memorização;

Atenção – é o contrario da distração, que como já dita antes, é confundida com memoria ruim ou fraca. As duas andam lado a lado, mas são bem diferentes. A FALTA DE ATENCAO traz a falta de memoria, por isso preste a atenção!

Observação – é o que direciona a atenção para o que é importante memorizar, como dito antes nós apenas olhamos e não observamos. Temos que compreender, dificilmente você vai conseguir memorizar algo de fato sem ter compreendido. Se você unir atenção + observação, você irá conseguir uma memória rápida.

Motivação – ela pode não estar associada diretamente com o a técnica de como memorizar melhor, mas com certeza

Aprenda com o Guru da Memorização (Renato Alves)

Uma das minhas maiores dificuldades sempre quando estudei era memorizar. Existem certos conteúdos que não temos como escapar… as técnicas de memorização existentes na internet são realmente boas, mas dificilmente serão suficientes para conseguir se aprofundar.

Hoje agradeço por ter conhecido o conteúdo produzido pelo professor Renato Alves. Tenho usado as dicas que ele dá em seus vídeos parta conseguir ajudar meus alunos a terem um rendimento melhor no vestibular, mas também para montar as minhas aulas no pré-vestibular.

Hoje eu sei que teria muito mais facilidade quando comecei a lecionar se já soubesse dessas técnicas. Mesmo na faculdade, teria muito melhor trabalho para estudar para provas e apresentar trabalhos.

Quem é o professor Renato Alves?

Renato Alves é um especialista em mnemônica, que é:

..a técnica para desenvolver a memória e memorizar coisas, que utiliza exercícios e ensina artifícios, como associação de ideias ou fatos difíceis de reter a outros mais simples ou mais familiares, combinações e arranjos de elementos, números etc.; mnemotecnia, mnemotécnica.

#foto
Renato Alves ministrando o seu curso de memorização nos Estados Unidos.

O Currículo do Renato é gigantesco e possui algumas grandes referencias como ser o primeiro brasileiro a receber através de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil pelo Rank Brasil, o livro dos recordes nacionais.

Hoje ele é o verdadeiro guru de grandes artistas, que usam seu método para decorar grandes textos em novelas, series e teatro. Esse método foi patenteado e é focado na memorização, ele vai aumentar suas chances de aprovação em vestibulares e concursos e melhorar seu foco no trabalho. O Método Renato Alves ganhou reconhecimento nacional e já foi apresentado nos principais jornais, revistas e canais de televisão como Globo, Record e Band.

>>>>>Conheça o tão famoso método de Renato Alves AGORA<<<<

Conheça a trajetória de Renato Alves:

Compre agora o curso e aproveite a promoção do mês:

– 6 meses de acesso irrestrito a todas as atualizações disponíveis

– Acesso ilimitado ao kit de EMERGENCIA PARA PROVAS

– O livro “Não pergunte se ele estudou” O Manual do aluno

– Seminário: Foco para máxima produtividade nos estudos

– Plantão de dúvidas com o recordista brasileiro de memória, Renato Alves.

saiba-mais-cta

Opti Memory funciona mesmo?

opti-memory-frasco-comprarComo professor, sei que a carga de informações que os alunos precisam guardar é enorme. Considerando ainda o modelo de educação que temos hoje em dia, a situação piora. Algo, no entanto, que tem ajudado muitos alunos a melhorar suas notas na escola é um produto que uma mãe me apresentou quando elogiei a melhora no desempenho de seu filho nas provas. Procurei saber mais sobre o produto e hoje escrevo este review para vocês. O produto se chama Opti Memory.

Seja para aluno, vestibulando, concurseiro ou qualquer profissional que precise guardar informações, fazer apresentações em reuniões ou mesmo um professor com uma carga de trabalho enorme, o esquecimento, a mente cansada, a falta de concentração, tudo isso é empecilho para o sucesso. É para este tipo de pessoa que o Opti Memory foi feito.

Como eu disse, muitas pessoas não sabem é que existe um suplemento alimentar de base natural tão poderoso que pode acabar com todos esses problemas oportunos que vem ao decorrer do nosso dia a dia. Opti Memory é a solução para o seu problema isto porque ele trabalha o seu foco, sua capacidade mental e os seus neurônios ele é um potente auxiliador que elimina a fadiga mental e do aumenta a capacidade de equilíbrio da mente. Aproveite o desconto de lançamento clicando aqui.

experimente-ja-optimemory-comprar
Compre Agora Mesmo

Opti Memory quais são os benefícios e efeitos?

São vários os benefícios diretos e indiretos deste produto.

  • Potente atuante na performance mental;
  • Aumenta e estimula ainda mais a concentração;
  • Regulariza a cognição e a memória;
  • Aumenta ainda mais a capacidade de assimilação e aprendizado;
  • Ajuda em todas as demais funções cerebrais.

Qual é a fórmula do Opti Memory

Os efeitos são maravilhosos, os ingredientes presentes é a vitamina A, B1, C, G e Vitamina K. Algumas dessas vitaminas podem sim ser encontradas em alimentos, mas numa concentração muito menor. Além disso, o custo de uma alimentação balanceada, de qualidade e fresca é maior a cada dia. Sem contar o trabalho de ir todos os dias ao mercado para conseguir ter frutas sempre frescas. Bem, essas vitaminas são as principais responsáveis em dar potência no cérebro, aumentar a disposição e a energia do seu corpo.
Formula do Opti Memory

Confira na ilustração o funcionamento do produto e como ele atua no cérebro.
Confira na ilustração o funcionamento do produto e como ele atua no cérebro.

O Opti Memory contém, além da Betaína concentrada que é um poderoso estimulante do funcionamento de todas as suas funções cerebrais, ela também é responsável em fazer a transmissão de informações para os neurônios.

Colina agem nas células dos impulsos nervosos, também muito atuante na proteção dos neurônios. O Potássio também está presenta na composição do Opti Memory, a falta de potássio traz o aparecimento de fadiga mental, câimbras, batimentos cardíacos fracos e depressão.

Por fim Magnésio e Biotina que são responsáveis pelo o funcionamento correto das nossas atividades cerebrais além da concentração e foco de nossa mente.

 → Clique aqui para garantir um DESCONTO EXCLUSIVO de lançamento

Sabemos que o dia a dia corrido prejudica muito a nossa memória, ao final do dia estamos tão cansados (as) que nem conseguimos assimilar as informações, Opti Memory entra para combater isso, mesmo com o dia a dia corrido e cansativo sua memória ser mantém intacta e você consegue ser manter concentrado (a) nas suas atividades, chegar de perde a memória, Opti Memory é a solução para que todo o seu foco, concentração e funções cerebrais continuem intactas.

resultados-do-optimemory-comprar

Possui contraindicações ou efeitos colaterais?

Opti Memory tem a sua composição toda natural, ele é um suplemento alimentar para a sua memória rico em nutrientes e vitaminas que mantém o cérebro trabalhando de maneira eficaz, sendo assim seu consumo não faz mal algum, mais antes de consumir o mesmo vale ressaltar que é necessário que consulte um médico para que o mesmo passe a quantidade e o modo de tratamento adequado.

Opti Memory Preço

O Opti Memory está com uma super promoção de lançamento, e você certamente não vai querer perder esse promo não é mesmo? Só hoje comprando mais de 1 frasco do produto você começa receber desconto progressivos, não entendeu? Então clique no botão abaixo e confira o preço no site oficial do fabricante, que possui o melhor preço do mercado para Opti Memory.

experimente-ja-optimemory-comprar

Onde comprar Opti Memory?

O produto é original, sendo assim sua comercialização é feita apenas pelo o site oficial. Cuidado com produtos falsificados, antes de realizar a compra verifique todas as informações.

opti-memory-comprar-cta

Guia do Enem → Inscrições, Provas, Gabarito, Resultado

Neste artigo você encontrará todas as informações necessárias para acompanhar tudo sobre o Enem. Além de mostrar como se faz a inscrição, você encontrará também o conteúdo da prova, o link para baixar as provas, ver os gabaritos e muito mais que é necessário para tirar melhor proveito dessa prova que é a porta de acesso a diversos programas do Governo.

O que é o Enem?

imagem-o-que-e-o-enemOs estudantes que vão participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam ficar por dentro de todos os detalhes deste que já é o segundo maior exame do mundo. Com a nota do Enem 2016, é possível participar de diversos programas do Ministério da Educação (MEC) que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior no Brasil. As provas serão aplicadas no último trimestre do ano e as inscrições devem começar em maio. Criado pelo Governo Federal no ano de 1998 e organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame brasileiro tinha o objetivo exclusivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíam a educação básica. Assim, o seu principal objetivo era aperfeiçoar a qualidade do ensino no país. Entretanto, a partir do ano de 2009, o Exame passou por uma grande reformulação e passou a funcionar em novo formato. Além de continuar servindo como uma ferramenta de avaliação da educação básica, tornou-se e vem se consolidando edição após edição como a principal porta de acesso ao ensino superior em faculdades particulares, institutos e universidades federais no Brasil.

Edital do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Escolares Anísio Teixeira – Inep, órgão responsável por elaborar o Edital do Enem divulga o documento no endereço eletrônico oficial do Exame, http://enem.inep.gov.br/. É importante que os candidatos leiam o Edital para obterem a confirmação de informações importantes como, por exemplo, o valor da taxa de inscrição. Após a publicação do Edital do Enem os candidatos vão poder conferir a data e o horário em que irão realizar as provas do Exame, porém o local onde a prova será aplicada será conhecido apenas com a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, que não é mais disponibilizado na versão física entregue pelos Correios. Ao ler o Edital o candidato tomará conhecimento que e apenas disponibilizada a versão virtual do documento, que pode ser impressa no site do Enem.

Inscrição do Enem

Para fazer inscrição no Enem, o candidato precisa acessar o site http://enem.inep.gov.br/participante tendo em mãos os documentos pessoais (RG e CPF), endereço de e-mail válido e número de celular. Durante o processo, cada pessoa deve criar uma senha que será utilizada, junto do número de inscrição, em todos os outros processos do Exame como, por exemplo, na consulta e impressão do cartão de inscrição. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento. Membros de famílias de baixa renda poderão pedir isenção no Enem preenchendo um formulário socioeconômico, durante a inscrição, a fim de declarar carência.

Conteúdo da prova do Enem

As provas do Enem serão divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, nesta área são cobradas 45 questões que abrangem as matérias de história, sociologia, filosofia e geografia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, também com 45 questões que cobram o conhecimento em português, literatura, artes, educação física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a Redação; Matemática e suas Tecnologias com 45 questões sobre matemática. Além disso, os candidatos precisam redigir uma redação de acordo com o tema proposto.

→  Veja aqui o conteúdo oficial da prova do Enem

Imprimir boleto do Enem

A impressão do boleto ou GRU (Guia de Recolhimento da União) do Enem deve ser realizada no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante da seguinte forma:

  1. Preencher todo o formulário de inscrição do Enem 2016
  2. No final da página de inscrições clicar na opção “Gerar GRU”
  3. Realizar a impressão do documento

O pagamento do boleto do Enem deve ser realizado nas unidades do Banco Postal dos Correios, nas redes Mais do Banco do Brasil e nas agências do Banco do Brasil. Não é possível realizar o pagamento em outras agencias bancárias ou casas lotéricas. Caso o boleto seja perdido ou extraviado, basta o candidato acessar novamente a página do participante e repetir os procedimentos 1 e 2 para uma nova impressão do documento.

Consultar local da prova do Enem

O cartão de inscrição do Enem é um documento informativo que o Inep elabora para os participantes, contendo os seguintes dados: data, horário das provas, local de realização do Exame, indicação da eventual necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Assim, para consultar o local de prova do Enem, o candidato precisa acessar a página do participante, no portal do Inep (neste link), e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Feito isto, será aberta uma página com o cartão de confirmação de inscrição. Nele, além das informações pessoas, estará o endereço completo do local de prova.

Provas e gabaritos do Enem

Para acessar o gabarito oficial do Enem primeiro dia ou segundo dia de provas, o candidato deve entrar no portal do Inep, disponível no endereço http://portal.inep.gov.br/enem/. Conforme afirma o edital desta edição, o Instituto disponibilizará as respostas no terceiro dia útil após a realização do Exame. Portanto todos terão acesso ao gabarito oficial. Para isto, não é necessário prestar nenhum tipo de informação pessoal como número de inscrição e senha, por exemplo.

As respostas estarão agrupadas por dia e cores dos cadernos de questões. Portanto, é importantíssimo que o estudante confirme qual a cor da sua prova antes de conferir as respostas. Apesar das perguntas serem as mesmas em todos os cadernos, a ordem das questões e das alternativas variam de uma cor para outra.

Geralmente, as cores das provas do sábado são: amarelo, azul, rosa e branco. No domingo, por sua vez, as cores costumam ser: amarelo, azul, rosa e cinza. Desta forma, haverá um conjunto de respostas para cada cor, tanto no sábado quanto no domingo.

Cada caderno de prova contará com 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre duas áreas de conhecimento. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A redação do Enem será aplicada no domingo.

Quem não conseguir segurar a ansiedade e quiser conferir as respostas assim que chegar em casa após a realização das provas, tanto no primeiro quanto no segundo dia, poderá acessar o site Mais Educativo e consultar as versões extraoficiais do gabarito do Enem. Assim como o Inep, também disponibilizaremos as respostas de acordo com o dia e a cor do caderno de questão.

Resultado do Enem

Como já foi dito, o Enem é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação-(MEC) que dá direito a seus participantes a ingressarem no ensino superior em instituições de ensino públicas ou privadas através de vagas, bolsas de estudos ou financiamentos estudantis concedidos por programas do Governo Federal como o SISU, ProUni ou Fies.

O resultado do Enem pode ser usado para obter o Certificado de Conclusão do ensino médio. Neste caso o participante deve ser maior de 18 anos, ter informado no ato da inscrição a instituição certificadora que está autorizada a receber seus dados e por ultimo ter atingido uma média superior a 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos e 500 pontos na prova de redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulga o resultado do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), no site oficial do Enem.

Quer saber mais sobre o Enem e a prova de Redação, acesse nosso artigo ensinando a fazer um texto do começo ao fim.

Atividade de montar palavras da Bela




Nesta atividade você poderá explorar a formação de palavras de forma lúdica. É bastante importante dentro do processo de alfabetização que o estudante aprenda que as palavras são formadas por morfemas que podem ser combinados de formas diferentes para criar novos vocábulos. mais que isso, é um preparo para o estudo sistemático dos professo de formação de palavras e a apreensão de complexos processos que ajudaram a formar o léxico da nossa língua. Clique sobre a imagem e baixe para seu computador.

ajude-a-bela-a-formar-palavras
Clique sobre a imagem para redimensionar

Guia definitivo sobre uso da Vírgula




A quantidade de alunos que dia após dia me perguntam sobre o uso da vírgula é enorme. Vejo muitos equívocos e alguns desses enganos podem, inclusive, invalidar um argumento numa redação no Enem ou mesmo no vestibular. Considerando a importância que estes exames têm hoje em dia, creio que ninguém queira cometer um erro bobo de pontuação. Para que vocês tenham uma ideia, o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, um teste do aprendizado de estudantes formando no Ensino Médio, é a porta de entrada para algumas importante universidades e programas sociais do Governo. Por isso, este artigo é de extrema importância em você deveria cumprir seu papel de cidadão compartilhando e deixando um comentário aqui. Sim, estou pedindo 🙂

Você sabe usar corretamente a vírgula?

Vamos aos casos principais de uso da vírgula? Para organizar melhor e facilitar a pesquisa de quem chega aqui cheio de dúvidas, colocarei os casos em forma de tópicos.

  • Não se separa o sujeito do verbo, nem o verbo de seus complementos, ainda que de longa extensão. Nesse caso, não importa, também, a ordem em que os termos aparecem.

O rapaz que apresentei à minha irmã e que tem um emprego tão bom nunca viajou para a Europa.

Quem viver verá.

Ao rapaz bastava mais uma vitória.

Observação: Algumas vezes, por razão de ênfase, utiliza-se o que conhecemos como objeto pleonástico, figura gramatical que consiste em representar o complemento verbal por um termo nomeativo e por um pronome na mesma oração. Nesse caso, utiliza-se vírgula.

Ao rapaz, bastava mais uma vitória a ele.

Casos em que se usa a vírgula

  • Para separar termos de mesma função sintática e elementos repetidos ou em série sinonímica (nesse caso, lembre-se de que o último elemento da série dispensa a vírgula, se precedido de “e”, “ou” ou “nem”):

Eu fui ao mercado e comprei maçãs, batatas, bananas, cenouras, alfaces e couves.

Eu não tinha nada, nada a temer, mas eu tinha medo, medo desta estrada.

  • Para separar o aposto e orações adjetivas, desde que assumam caráter explicativo, ampliando o conhecimento que temos acerca do objeto anteriormente apresentado:

O Rui, irmão de um amigo meu, está na universidade.

Os alunos, que estudaram muito a norma culta da língua portuguesa, passaram em todas as provas.

Observação: Os termos de caráter resumitivo, restritivo ou especificativo não são isolados por vírgulas. Veja os exemplos:

Carros, escolas, casas, tudo agora lhe era possível.

Os alunos que estudaram muito a norma culta da língua portuguesa passaram em todas as provas.

  • Para separar o adjunto adverbial deslocado:

Levantou-se, durante a noite, uma grande tempestade.

Observação: Os adjuntos adverbiais de curta extensão (representados por uma palavra, por exemplo), ainda que deslocados, podem ou não ser isolados por vírgulas, de acordo com a vontade do emissor de realçar a circunstância.

Hoje, estudei como nunca.

Hoje estudei como nunca.

  • Para separar o local, nas datas:

Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2013.

  • Para indicar a omissão (elipse ou zeugma) do verbo ou do conectivo:

Minha camisa é verde; a sua, azul.

Na praia, nenhum sinal de vida.

  • Para separar o predicativo deslocado, nos predicados verbo-nominais:

A moça, alegre, saiu.

Observação: Lembre-se de que, nesse caso, “alegre” é uma característica circunstancial da moça. Se tivéssemos escrito A moça alegre saiu, essa característica seria inerente a ela.

  • Para esclarecer ambiguidades:

Gosto de Capitães de Areia, de Jorge Amado.

Vivia na maior pobreza, em companhia da mulher, muito magra e feia, e de vários filhinhos pálidos e tristes.

Observação: Note que, nesse último caso, as vírgulas não alteram a função sintática de “muito magra e feia”, termo que continua a exercer a função de adjunto adnominal. O autor optou por utilizar a pontuação para que não se aventasse a hipótese de que haveria mais de uma mulher, e que se fazia referência àquela que era “muito magra e feia”.

  • Para separar orações assindéticas:

Eles jogavam, elas brincavam, os outros cantavam.

  • Para separar orações sindéticas:

Eu vou passear, e tu vais estudar.

Está muito sol, no entanto está frio.

Observação: Se os sujeitos das orações sindéticas aditivas forem representados pelo mesmo ser, dispensa-se o uso da vírgula.

Brinquei e estudei.

  • Para separar orações adverbiais, inclusive as reduzidas, sobretudo quando se antepuserem à oração principal:

Eu aceitaria a promoção, se ela me fosse proposta.

Embora viva com conforto, tudo que ele tem não está em seu nome.

  • Para separar o vocativo:

O mundo é bão, Sebastião.

  • Para separar frases iniciadas pelas expressões e sim, e não, mas sim:

Não haja com imprudência, e sim com moderação.

  • Para separar expressões explicativas, corretivas ou continuativas, uma vez representadas por isto é, por exemplo, ou seja, aliás, dentre outras:

A violência contra a mulher é um fato grave, ou melhor, inaceitável.

  • Para deixar claro que um trecho do enunciado tem caráter complementar, explicativo, acessório à estrutura do período:

O preço dos produtos importados está pouco atraente nesse final de ano, por conta da alta no preço do dólar.

Conclusão

É isso. Neste artigo você viu o que geralmente aparece como erro nas redações dos vestibulares e Enem. Falo muito mais sobre gramática dentro do meu curso, o Português Pra Passar, mas não faço vídeos. Hoje em dia usa-se muito esta estratégia de ensino na internet.

Atualização: descobri uma forma interessante e acessível de revisar toda matéria de gramática para vestibular e Enem. Veja aqui.

Exame da OAB → Como passar de primeira! Veja AQUI

banner-post-prova-da-ordem-oabSer aprovado no Exame da OAB é um passo muito importante para todos que desejam exercer a profissão logo após acabar o curso de Direito. O desejo, no entanto, não é tão fácil de se realizar. Ano após ano, muitos são os candidatos que fazem o exame, mas não são aprovados. É certo também que ninguém tem tempo a perder e muitos que estão se preparando para o exame da OAB já trabalham até mesmo na área como estagiários em grandes escritórios e estão sendo pressionados para conseguir logo a aprovação. Por este motivo é que entendo que o material disponibilizado pelo site Prova da Ordem é essencial.

Entenda como funciona o site Prova da Ordem AQUI

Para quem é o Prova da Ordem?

O serviço disponibilizado pelo site é direcionado para quem está se preparando pela primeira vez para fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Também é muito útil para quem já fez a prova, mas não obteve a aprovação. Na sociedade em que vivemos, estamos cheios de compromissos e poucos são os que podem “se dar ao luxo” de estudar sistematicamente por várias horas do dia. Fazer um cursinho no período noturno não é uma escolha possível quando se trabalha várias horas no dia e não se tem o valor das mensalidades para pagar.

Veja o valor do serviço do Prova da Ordem → AQUI

sim-quero-me-inscrever-cta

Como funciona o site Prova da Ordem?

  • Responda provas da Primeira fase OAB

No site Prova da Ordem, o sistema de avaliações online também possibilita a resolução de provas oficiais da OAB de 2ª Fase, conforme disciplina de sua escolha. Você terá opção de resolver digitalmente a prova no próprio site ou realizar a impressão do caderno de respostas com espaçamentos padrão para resolvê-la manualmente.

  • Gerar provas de 1ª Fase formato ESTUDO ou SIMULADO

Você poderá usar o sistema para gerar provas de 1ª Fase com questões oficiais da OAB aplicadas em edições anteriores do Exame de Ordem. Após a geração da prova customizada, você poderá escolher respondê-la tanto no formato ESTUDO como SIMULADO.

  • Consulte Questões Comentadas

Tanto no formato ESTUDO como SIMULADO você tem acesso às respostas comentadas por professores especialistas na matéria. No formato ESTUDO, você visualiza os comentários após resolver cada questão; no formato SIMULADO a visualização dos comentários estão disponíveis somente após o término da mesmas, na visualização do gabarito.

questoes-comentadas-oab-banner

  • Gráficos para avaliação de seu desempenho na resolução de provas de 1ª Fase

Você pode avaliar seu desempenho nas provas de 1ª fase através da análise comparativa com demais participantes do site Prova da Ordem. As informações sobre seu desempenho são apresentadas através de gráficos, facilitando a identificação de matérias que precisam de mais estudo.

  • Responder Prova oficial de 2ª Fase

O sistema de avaliações online também possibilita a resolução de provas oficiais da OAB de 2ª Fase, conforme disciplina de sua escolha. Você terá opção de resolver digitalmente a prova no próprio site ou realizar a impressão do caderno de respostas com espaçamentos padrão para resolvê-la manualmente.

  • Serviço online para autocorreção da peça e questões discursivas

O site Prova da Ordem traz uma grande inovação na sua preparação para Exame da OAB. Através de nossa plataforma online você pode corrigir sua prova de 2ª Fase, uma excelente forma de quantificar sua preparação para a prova.

Veja aqui  → Como passar de primeira!

Quanto custa

imagem-um-realO acesso ao material é feito todo online. Isso garante comodidade de acessar nos momentos em que você estiver livre para estudar. Além disso, qualquer dispositivo com acesso à internet vira uma sala de aula já que com seu login e senha você poderá acessar de qualquer lugar. Os cursinhos presenciais são, hoje em dia, caríssimos. Através do nosso link aqui no site você poderá acessar todo o conteúdo por menos de um real por dia. Isso mesmo, R$1. O plano padrão de assinaturas vale por seis meses após os quais você terá de renovar a assinatura.

Assine AGORA

Depois de ver tudo isso, acredito que o sonho da aprovação na OAB está mais perto para você. Está ao seu alcance. Comece a estudar hoje mesmo e tenha estabilidade financeira, acesso a inúmeros concursos públicos estaduais e federais.
sim-quero-me-inscrever-cta